
A ação é do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para mulheres rurais
Mutirão de documentação em Tianguá oferece cidadania e serviços para Trabalhadoras Rurais
De 16 a 18 de setembro, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) em Tianguá realizará o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. O evento é uma iniciativa de que objetiva facilitar o acesso a direitos e serviços essenciais para as mulheres que vivem e trabalha no campo.
Durante os três dias de mutirão, as trabalhadoras rurais poderão resolver uma série de pendências e obter documentos de forma descomplicada. A ação reúne órgãos dos governos federal, estadual e municipal, além de instituições financeiras e sindicatos, o que garantirá diversos serviços em um só lugar.
Serviços
Emissão de Documentos: A emissão da Carteira de Identidade - CIN estará disponível, exigindo certidão de nascimento para solteiros, certidão de casamento para casados e certidão de casamento com averbação para divorciados ou viúvos. Para todos, é necessário ter CPF e comprovante de residência.
Serviços Bancários: O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste (BNB) estarão presentes para negociação de dívidas, concessão de novos créditos e abertura de contas.
Apoio Jurídico e Social: A Defensoria Pública oferecerá orientação jurídica e a emissão de ofícios para a 2ª via de certidões. A Secretaria dos Direitos Humanos prestará atendimento e orientação sobre violações de direitos, além de emitir a Declaração de Hipossuficiência.
Assuntos Agrícolas: A EMATERCE estará a postos para emissão do CAF e atualização no Sistema Hora de Plantar. O Sindicato Rural emitirá o CAF, fará a campanha de sindicalização e fornecerá informações sobre benefícios previdenciários. A ADAGRI auxiliará no cadastro e recadastramento de Imóvel Rural, além da atualização cadastral de animais e a emissão de GTA, GTIV e ficha sanitária (animal e vegetal). O atendimento da ADAGRI será feito por médicos veterinários e engenheiros agrônomos.
Serviços da Prefeitura de Tianguá: A prefeitura municipal disponibilizará serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e entrega de kits de saúde bucal. Além disso, serão oferecidas atividades como pintura de rosto. Serão feitos cadastros, atualizações e encaminhamentos do CadÚnico, e orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para os agricultores, haverá assessoria técnica agrícola e veterinária, emissão e consulta de CCIR, ITR e CAR, e a declaração de posse e tarifa rural da ENEL.
(Fonte: Secretaria de Assistência Social de Tianguá)