
Carreiras do futuro vão empregar 14 milhões de profissionais até 2027
O desenvolvimento da tecnologia e da inovação tem aumentado a demanda por profissionais que dominam áreas como robótica, inteligência artificial, energia renovável, automação, entre outras cada vez mais presentes nas atividades industriais.
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, até 2027, o mercado precisará de 14 milhões de profissionais para atender as necessidades da chamada indústria 4.0.
O mapa aponta que a maior demanda será na região Sudeste, com 7 milhões de vagas, seguida da região Sul, com 3 milhões, Nordeste, com 2 milhões, Centro-Oeste, com 1 milhão e 200 mil e Norte, com uma demanda prevista de 671 mil trabalhadores.
A tendência do surgimento de novas profissões, mais alinhadas ao atual cenário de inovação, é mundial. Segundo o Fórum Mundial Econômico, 170 milhões de novos postos de trabalho serão criados até 2030, impulsionados por tendências como inovação tecnológica, transição verde, mudanças demográficas, fragmentação geoeconômica e incertezas econômicas.
Na tentativa de suprir a demanda e garantir o fortalecimento industrial no Brasil, o SENAI oferece uma série de formações nas áreas com maior escassez. É o que explica o gerente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Mateus Simões.
“Precisamos formar uma grande quantidade de profissionais em áreas de real demanda da indústria brasileira. No planejamento desta oferta, o SENAI avalia o comportamento do mercado, as principais profissões que a indústria está demandando e então realiza sua oferta para os diversos setores de todo o Brasil.”
Entre as áreas de maior interesse, estão tecnologia da informação e comunicação, alimentos e bebidas, construção civil, energia e mais recentemente formações em inteligência artificial.
“Desenhamos um grande programa de formação de líderes e profissionais com o objetivo de aplicar inteligência artificial nas indústrias de forma segura, estratégica e que traga benefícios de competitividade.”
O SENAI está com mais de 84 mil vagas abertas em cursos gratuitos e pagos, segundo o último levantamento quinzenal feito pela Agência de Notícias da Indústria. A oferta contempla tanto cursos presenciais nas unidades do SENAI espalhadas pelo país quanto cursos na plataforma online de educação da instituição, o www.futuro.digital.
(Fonte: Agência 61 - Reportagem, Cristina Sena)