Avião com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza; quatro são presos por pendências com a Justiça — Foto: Davi Rocha/TV Verdes Mare

Novo voo com brasileiros deportados dos EUA chega no sábado a Fortaleza

Mais um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar a Fortaleza no sábado (7). O número de pessoas no voo ainda não foi divulgado.

 

Atualização: o g1 publicou inicialmente que o voo com deportados chegaria a Fortaleza, na manhã desta sexta-feira, conforme havia sido comunicado pelos Estados Unidos a autoridades brasileiras. O voo, no entanto, foi adiado para chegar à capital cearense no sábado.

 

Este será o nono voo a desembarcar no Brasil desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA e adotou políticas para deportados estrangeiros ilegais.

 

Até agora, o Brasil recebeu 783 repatriados entre os meses de fevereiro e maio deste ano, em operações organizadas pelo Governo Federal, com foco no retorno de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

 

A chegada a Fortaleza deve ocorrer pela manhã de sábado. Em seguida, parte do grupo seguirá para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG), em Confins, em aeronave disponibilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

 

Os brasileiros são acolhidos com um atendimento especializado e recebem apoio logístico para o deslocamento até os estados e cidades de origem, lanches e kits de higiene, atendimentos de saúde e suporte psicossocial e ferramentas para estabelecer contato com familiares. Se necessário, eles podem receber acolhimento temporário.

 

A operação de acolhimento é feita em parceria do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social Família e Combate à Fome (MDS), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e as concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport.

 

Confira a lista de voos com brasileiros deportados no segundo mandato de Donald Trump:

 

1. O primeiro voo de deportados da nova era Trump com destino ao Brasil ocorreu no dia 24 de janeiro. O avião tinha como destino o Aeroporto de Confins (MG), mas pousou em Manaus (AM) por problemas técnicos. A aeronave tinha 158 pessoas a bordo, e parte delas desceram em Manaus algemadas, o que causou mal-estar no governo brasileiro.

 

2. O segundo voo com brasileiros deportados chegou no dia 7 de fevereiro, com 111 brasileiros. Desta vez, porém, o voo tinha como destino o Aeroporto de Fortaleza (CE), considerado um dos mais próximos dos EUA. A ideia era evitar que os brasileiros deportados sobrevoassem o território nacional com algemas. Em Fortaleza, um avião da FAB levou para Minas Gerais os passageiros que queriam seguir viagem.

 

3.O terceiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto de Fortaleza no dia 21 de fevereiro. Dos 94 deportados, nove eram crianças e dois idosos. Entre eles, havia dois deportados com mandados de prisão em aberto.


4. O quarto voo com brasileiros deportados chegou no dia 15 de março, com 127 repatriados, dos quais 10 eram crianças e adolescentes. Dois passageiros estavam com mandado de prisão em aberto, um por assalto e outro por porte ilegal de arma de fogo.

 

5. O quinto voo de repatriados chegou em Fortaleza no dia 28 de março, com 104 deportados. Quatro passageiros que desembarcaram na capital cearense tinham restrições na Justiça brasileira e foram presos logo após o desembarque.

 

6. O sexto voo com 96 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza na manhã do dia 11 de abril. Um dos passageiros foi preso logo que aterrissou em comprimento de um mandado de prisão por roubo, determinado pela Justiça do Paraná.

 

7. O sétimo voo com 80 brasileiros chegou a Fortaleza na manhã do dia 25 de abril. Na ocasião, não houve mandados de prisão a serem cumpridos nesta sexta, como ocorreu em outros momentos.

 

8. O oitavo voo com 69 brasileiros chegou a Fortaleza na manhã do dia 9 de maio. Não houve mandados de prisão a serem cumpridos.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Programa Moto Segura permite cadastro de condutores autorizados por proprietários; veja regras

O programa Moto Segura CE, voltado à prevenção de furtos e roubos de motocicletas, passou por uma atualização e agora...

Servidores estaduais e da prefeitura de Fortaleza vão receber a 1ª parcela do 13º salário em julho

Servidores estaduais e da Prefeitura de Fortaleza vão receber o pagamento da primeira parcela do 13º salário no dia 1...

Homem morre ao ser atacado por abelhas no interior do Ceará

Um homem de 40 anos morreu após ser atacado por abelhas em uma área de mata às margens da BR-222, em Sobral, no inter...

Concurso público com 44 vagas para cartórios do Ceará é lançado pelo TJCE; confira

Um concurso público com 44 vagas para os cartórios do Ceará foi lançado pelo Tribunal de Justiça do estado. O edital ...