Um dos maiores empreendedores do Ceará, Edson Queiroz deixou um legado empresarial que é hoje referência nacional — Foto: Acervo Fundação Edson Queiro

Assembleia Legislativa do Ceará celebra centenário do empreendedor Edson Queiroz

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza, na tarde desta terça-feira (15), uma sessão solene em alusão ao centenário de nascimento do empresário cearense Edson Queiroz, considerado um dos mais importantes empreendedores do Brasil no século XX.

 

O evento será realizado no Plenário 13 de Maio e vai contar com a participação de deputados, da família do empresário, de membros da sociedade civil, amigos e colaboradores da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz.

 

A sessão solene tem como objetivo celebrar o legado do empreendedor cearense. A homenagem é fruto de requerimento do presidente da Assembleia, Romeu Aldigueri. O pedido foi subscrito pelos deputados estaduais Salmito Filho, Heitor Férrer, Danniel Oliveira, Bruno Pedrosa, Guilherme Sampaio e De Assis Diniz.

 

No dia 9 de abril, Edson Queiroz foi homenageado no Congresso Nacional, em sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O evento contou com a participação do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); do ministro da Educação, Camilo Santana (PT); do senador Eduardo Girão (Novo), além de deputados e familiares.

 

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, esteve presente no evento do Congresso Nacional. "Essa sessão e essas homenagens que estamos recebendo pelos 100 anos só aumenta a nossa responsabilidade da continuidade do legado. Sentimento de gratidão, de orgulho e de responsabilidade", disse.

 

Carreira e legado

 

Edson Queiroz nasceu no dia 12 de abril de 1925 no município de Cascavel. Ele foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e Genésio Clementino de Queiroz. Ele é reconhecido por ser um homem visionário e à frente do seu tempo, tendo sido um dos empresários mais importantes do Ceará no século XX.

 

Atualmente, o Grupo Edson Queiroz, fundado pelo empresário, é uma referência nacional, com mais 9 mil funcionários e atuação nos ramos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.

 

Algumas das empresas fundadas por ele são a Nacional Gás, a Esmaltec, a Minalba Brasil e o Sistema Verdes Mares (SVM), uma das principais afiliadas da Globo no Brasil.

 

Comprometido com o desenvolvimento da região, o empresário contribuiu para ampliar o acesso ao ensino superior com a fundação da Universidade de Fortaleza (Unifor), em 1971. A instituição é mantida pela Fundação Edson Queiroz.

 

Para Edson, a abertura da universidade seria a vez de construir uma “fábrica de doutores”. Em 52 anos, a instituição já formou mais de 120 mil profissionais no estado. Nas dependências da universidade, foi criada a Escola Yolanda Queiroz para oferecer educação infantil e ensino fundamental de forma gratuita para crianças das comunidades próximas.

 

Edson Queiroz casou com Yolanda Queiroz, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula. O empresário foi vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha, em Pacatuba, no ano de 1982, quando tinha 57 anos.

 

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Primeira mulher eleita deputada estadual pelo Ceará, Maria Zélia Mota, morre aos 90 anos

A primeira mulher eleita deputada estadual pelo Ceará, Maria Zélia Mota, morreu nesse domingo (6), aos 90 anos. ...

Lula demite Nísia, confirma Padilha na Saúde e dá início a reforma ministerial

O presidente Lula (PT) demitiu nesta terça-feira (25) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, após uma breve conversa en...

Morre Padre Zé Linhares, ex-deputado federal cearense, aos 94 anos

Conhecido como Padre Zé Linhares, o ex-deputado federal José Linhares Ponte, de 94 anos, morreu nessa  quar...

Prefeito eleito de Choró se entrega à Polícia em Fortaleza; atual prefeito também está detido

O prefeito eleito de Choró, no Ceará, Carlos Alberto Queiroz pereira, conhecido como Bebeto Queiroz (PSB), se entrego...