Covid-19: entenda as diferenças entra as vacinas atuais e as bivalentes

Ceará começa a aplicar vacina bivalente contra Covid em 27 de fevereiro

O Ceará começa a aplicar em 27 de fevereiro a dose de reforço da vacina bivalente contra Covid-19, segundo anunciou nesta segunda-feira (13) o governador do estado, Elmano de Freitas. Conforme Elmano, a vacinação será iniciada pelos grupos prioritários: pessoas acima de 70 anos com a 4ª dose, pessoas imunocomprometidas, indígenas e quilombolas.

O Ceará recebeu o primeiro lote da vacina bivalente da Pfizer, com 32.400 doses. Até dia 22, o estado deve receber um total de 729.480 doses da vacina.

"Utilizaremos nossa logística de distribuição para que todos os municípios recebam a bivalente com a devida antecedência para o início da aplicação, assim como temos feito desde o início da vacinação contra a Covid", afirmou Elmano.

O que são as vacinas bivalentes? Os imunizantes foram elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.

Desde o início da pandemia, o coronavírus vem sofrendo mutações (o que é normal).

- Atualmente, a variante que domina o mundo é a ômicron, que é bem diferente do vírus original.

- As primeiras vacinas usadas no combate à pandemia, também chamadas de "monovalentes", fornecem menos proteção frente à variante dominante.

- Ainda assim, as vacinas monovalentes continuam sendo eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações.

Para quem as vacinas bivalentes são indicadas? A Anvisa aprovou o imunizante para a população a partir de 12 anos.

- Elas são indicadas como dose de reforço e devem ser aplicadas a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior.

- Receberá o reforço com a bivalente quem já tiver concluído o esquema vacinal de duas doses com a vacina monovalente.

(Fonte: G1 Ceará)

Outras Notícias

Após meses de crise, governo anuncia aumento do repasse de verba estadual para o IJF em quase R$ 50 milhões

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou o aumento no repasse de verbas do governo estadual para o hos...

Saúde envia 100 mil doses de vacina contra febre amarela para SP

Após ser notificado de que quatro macacos do campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, interior pa...

Dia D contra dengue: ministra alerta para prevenção antes do verão

A prevenção contra a dengue deve ser uma responsabilidade de todos e quanto maior for o esforço agora, menos pessoas ...

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O governo federal vai promover o Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a dengue no próximo sábado (14). E...