Acesso aos livros no Brasil é feito, na maioria das vezes, pela compra em lojas físicas e virtuais, aponta levantamento. — Foto: Jr Panela

Ceará é o único estado do Nordeste em que a maioria da população lê livros, diz estudo

O Ceará foi o único estado do Nordeste em que a maior parte da população leu algum livro nos últimos três meses. O dado é do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgado nesta quarta-feira (18). No estado, 54% dos entrevistados foram considerados leitores, deixando o Ceará acima da média nacional em hábito de leitura.

 

Enquanto o Nordeste teve uma queda de cinco pontos percentuais na proporção de leitores em relação à pesquisa anterior, o Ceará se manteve com um bom índice de leitura.

 

“Na Região Nordeste, o único estado que manteve uma proporção de maioria de leitores foi o Ceará, em que 54% da população leu total ou parcialmente pelo menos um livro nos últimos três meses”, afirma a pesquisa.

 

O levantamento considera a leitura de livros impressos e digitais, além de não restringir qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos.

 

Percentual de pessoas que leram livros nos últimos 3 meses no Nordeste:

 

Ceará: 54%

Pernambuco: 46%

Maranhão: 45%

Bahia: 42%

Sergipe: 40%

Alagoas: 39%

Paraíba: 38%

Piauí: 37%

Rio Grande do Norte: 33%

 

Na proporção de leitores em todos os estados do Brasil, o Ceará fica atrás apenas de Santa Catarina — que tem 64% de entrevistados que leram nos últimos três meses.

 

A média nacional aponta que 47% dos entrevistados leram nos últimos três meses. Em comparação com os últimos levantamentos, o retrato é de um Brasil que está lendo menos, com 53% da população declarando não ter lido nem mesmo parte de uma obra no último trimestre.

 

A pesquisa "Retratos da Leitura" é considerada a mais abrangente na tarefa de medir o comportamento do leitor brasileiro. Ela foi feita pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.

 

A pesquisa é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL) e contou com parceria da Fundação Itaú e apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

 

Livros de literatura e indicações das escolas

 

No Nordeste, o Ceará também se destaca pelos maiores índices de leitura de livros indicados pela escola, alcançando 1,5 milhão de pessoas (17%). Além disso, o estado fica em primeiro lugar na região quanto à proporção de pessoas que leram livros de literatura por vontade própria, com 49%.

 

Leitura de livros no Ceará nos últimos três meses:

 

Livros em geral: 54%

Livros inteiros: 30%

Livros em partes: 49%

Livros indicados pela escola: 17%

Livros lidos por vontade própria: 49%

Livros de literatura lidos por vontade própria: 30%

 

No Ceará, a frequência de leitura tem proporções semelhantes para aqueles que leem uma vez por semana ou até uma vez a cada três meses.

 

Frequência de leitura dos livros de literatura por vontade própria no Ceará:

 

Todos os dias ou quase todo dia: 8%

Pelo menos 1 vez por semana: 13%

Pelo menos 1 vez por mês: 14%

Pelo menos 1 vez a cada três meses: 10%

Menos de 1 vez a cada três meses: 9%

Não lê: 47%

Não sabe ou não respondeu: 1%

 

Em todo o Brasil, o acesso aos livros é feito, na maioria das vezes, pela compra em lojas físicas ou pela internet. No Nordeste, 27% dos entrevistados afirmaram fazer compras nas lojas físicas, enquanto 15% compraram virtualmente.

 

Outra forma de acesso aos livros foi ao receber livros como presentes (21%) e ao pegar títulos emprestados em bibliotecas de escolas (17%).

 

Outros destaques da pesquisa:

 

Em média, os cearenses leram 2,4 livros nos últimos três meses.

 

O Ceará também lidera o ranking do Nordeste na proporção de pessoas que leram algum livro nos últimos 12 meses, com 57% de leitores.

 

Um cearense aparece como autor na lista dos livros mais marcantes para os brasileiros: José de Alencar. É dele o romance ‘Iracema’, que aparece como o 23º livro mais citado pelos entrevistados.

 

O Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro com a maior taxa de não leitores, com 67% que declararam não ter lido nenhum livro, ou parte de um livro, nos últimos três meses, mesmo que tenham lido nos últimos 12 meses.

(Fonte - G1 Ceará)

Outras Notícias

Imparh prorroga inscrições para cursos de alemão, espanhol, inglês e mais; confira detalhes

O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) prorrogou as inscrições para cursos de alemão, ...

Proibição dos celulares em salas de aula SP: como era, como ficou

São Paulo será o primeiro estado a restringir o uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aula das escolas públicas e...

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não domina conhecimentos básicos de matemática. De ac...

Enem: 2º dia de prova não teve ocorrências graves, diz ministro

O ministro da Educação, Camilo Santana disse que o segundo domingo de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensin...