Pedra Furada é um dos principais pontos turísticos de Jericoacoara. — Foto: SVM/Arquivo

Cobrança de novo ingresso aos visitantes em Jericoacoara é adiada novamente e deve começar em março

O início da cobrança do novo ingresso, no valor de R$ 50 por dia, aos visitantes do Parque Nacional de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, no litoral do Ceará, foi adiada pela segunda vez. Com o novo adiamento, a cobrança do "ingresso" no parque deve ser cobrado apenas a partir de março de 2025.

 

Conforme o comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo prefeito eleito de Jijoca, Leandro Cezar, o Comitê de Transição da Concessão do Parque de Jericoacoara, composto pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a concessionária Urbia Cataratas Jeri, que ganhou o direito de gerir o Parque, a cobrança não ocorrerá mais a partir do dia 10 de janeiro, como estava previsto anteriormente, mas sim em março de 2025.

 

"Considerando as premissas e compromissos do Plano de Transferência das Operações, a Data de Eficácia do Contrato de Concessão e, portanto, o início de cobrança dos ingressos deverá ocorrer em prazo não inferior a 90 dias contados de hoje", diz um trecho do documento.

O prefeito de Jericoacoara Leandro Cezar comemorou a decisão em uma publicação nas redes sociais.

 

"Essa é uma conquista significativa para nossa comunidade, que sempre lutou pelo diálogo e pela busca de soluções justas. Continuaremos acompanhando de perto todo o processo de transição e exigindo que os compromissos do Plano de Transferência das Operações sejam cumpridos com respeito à população e ao nosso meio ambiente", publicou o prefeito.

 

Atualmente, a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara já cobra uma taxa de turismo, no valor de R$ 41,50. Quando começar a cobrança pela nova empresa gestora, os turistas vão precisar pagar duas taxas para visitar o local.

 

Isenções

 

Estão isentos do pagamento do ingresso:

 

Moradores dos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Camocim, e Cruz;

Crianças de até seis anos;

Guias de turismo (devidamente credenciados pelo ICMBio);

Professores pesquisadores em atividade de pesquisa ambiental;

Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

Nesses casos, os visitantes deverão comparecer à bilheteria com comprovante de residência e identidade para acessar gratuitamente o Parque Nacional de Jericoacoara, ou comprovação das atividades profissionais ou de pesquisa.

 

(Fonte – G1 Ceará)

Outras Notícias

Ceará terá ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro, anuncia Elmano

O governador Elmano de Freitas anunciou neste sábado (21) que o Ceará terá ponto facultativo a partir das 12h nos dia...

Motociclistas sem multa têm desconto de 50% no IPVA 2025 no Ceará; entenda

Os proprietários de motocicletas com até 125 cilindradas que não foram multados ao longo de 2024 vão ter um desconto ...

Um em cada cinco cearenses mora de aluguel, diz IBGE

Um em cada cinco cearenses vive em imóveis alugados, conforme novos dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Br...

Enel lança campanha de renegociação de dívidas para clientes no Ceará; veja regras

Os clientes com contas de energia em atraso terão uma oportunidade de renegociar as dívidas. A Enel Ceará lançou uma ...