Queimadas Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Número de queimadas no Ceará cresce 112% em um mês, diz Enel

O número de queimadas no Ceará cresceu 112% no mês de setembro, conforme a Enel. O dado levou em consideração o comparativo com o mês de agosto. O número pode estar relacionado ao aumento das temperaturas e à continuidade dos ventos.

 

Os registros foram obtidos através do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel e também mostram que, neste ano, mais de 11 mil queimadas foram contabilizadas no Ceará até agora.

 

Ainda segundo os números, as macrorregiões mais afetadas foram Cariri (2.116), Centro-Sul (1.878) e Grande Fortaleza (1.184).

 

Com relação aos municípios com mais registros, aparecem na lista São Gonçalo do Amarante (722), Araripe (231), Cariús (356), Acopiara (297), Araripe (292) e Jucás (254).

 

A Enel apontou que o calor, a baixa umidade, os ventos e a ação humana são os principais fatores para as queimadas. A companhia alertou sobre os riscos de incêndios nas proximidades da rede elétrica, já que o fogo próximo à fiação pode causar curtos-circuitos, danos estruturais e desligamentos, impactando diretamente no abastecimento de energia. Além disso, as queimadas ocasionam riscos para a segurança da população e danos ao meio ambiente.

 

Monitoramento

 

Para prevenir o impacto das queimadas nas redes elétricas e no abastecimento de energia para os clientes, a Enel monitora, em tempo real, 24 horas por dia, os focos de queimadas em todo o estado.

 

O monitoramento é realizado pelo Centro de Operações a partir de imagens de satélite, com dados fornecidos em tempo real pela Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.

 

Em áreas urbanas, a maior parte das queimadas ocorre em lotes baldios onde há muita vegetação e, muitas vezes, acúmulo de lixo. A distribuidora ressaltou que a limpeza dos terrenos e o descarte adequado desses resíduos é essencial para evitar pequenos incêndios próximos à rede. 

 

A Enel orientou a população a não originar incêndios em qualquer tipo de material, por menor que seja o volume, próximo à rede elétrica, pois o fogo pode, além de provocar o desligamento das cargas, danificar os equipamentos e até provocar danos estruturais, o que pode resultar em graves acidentes.

 

(Fonte – G1 Brasil)

Outras Notícias

Programa Moto Segura permite cadastro de condutores autorizados por proprietários; veja regras

O programa Moto Segura CE, voltado à prevenção de furtos e roubos de motocicletas, passou por uma atualização e agora...

Novo voo com brasileiros deportados dos EUA chega no sábado a Fortaleza

Mais um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar a Fortaleza no sábado (7). O número de pessoas...

Servidores estaduais e da prefeitura de Fortaleza vão receber a 1ª parcela do 13º salário em julho

Servidores estaduais e da Prefeitura de Fortaleza vão receber o pagamento da primeira parcela do 13º salário no dia 1...

Homem morre ao ser atacado por abelhas no interior do Ceará

Um homem de 40 anos morreu após ser atacado por abelhas em uma área de mata às margens da BR-222, em Sobral, no inter...