Governo do Ceará começa a distribuir mais 150 mil testes rápidos em todo o Estado

 Governo do Ceará começa a distribuir mais 150 mil testes rápidos em todo o Estado

Imagem: Reprodução/ Thiara Montefusco/ Gov. do Ceará

Com nova remessa, Estado tem mais de 470 mil testes distribuídos desde quando a doença foi identificada na região.

Considerado como o estado brasileiro que mais faz exames para o novo coronavírus, a Covid-19, o Ceará passa a ter mais 150 mil testes rápidos sendo distribuídos em todos os seus municípios nesta sexta-feira, 5. De acordo com informações divulgadas no site do governo do Estado, responsável pela ação, o novo repasse deve durar até a próxima segunda-feira, 8, e faz com que a região registre mais de 470 mil testes distribuídos desde quando a doença foi identificada no Ceará.

Segundo órgão, o aumento de exames faz parte de uma estratégia de acompanhamento da evolução da doença no Estado. Os testes são adquiridos com recursos próprios do governo ou enviados pelo Ministério da Saúde, sendo destinados aos municípios cearenses, às unidades de saúde públicas e privadas e aos órgãos de segurança como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A nova remessa, de acordo com nota, está sendo distribuída pelas superintendências regionais e pelas áreas de saúde, que abrange: Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe, Região Norte e Cariri. Segundo análise realizada por equipes do governo, o Ceará alcançou uma média de mais de 3,5 mil testes para cada 100 mil habitantes.

Até as 9h39min desta sexta-feira, o Ceará registrava 60.504 casos confirmados de Covid-19 e 3.847 óbitos pela doença, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS, desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Foram 1.880 casos e 104 óbitos a mais que os totais registrados ontem às 14h10min.

Fonte: O Povo Online

Manuel Clarind