O tempo integral será instituído de maneira gradativa, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano, em 2023

Governadora Izolda Cela envia à Assembleia projeto de lei que universaliza o tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais

Com o objetivo de ampliar o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), a governadora Izolda Cela encaminhou para a Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (30), o projeto de lei que efetivará a universalização do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais do Ceará. A secretária da Educação, Eliana Estrela, esteve presente no ato.

O projeto define a adoção de estratégias para fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios. A medida propõe o fornecimento de apoio técnico, pedagógico e financeiro, a fim de possibilitar a implementação da jornada pedagógica ampliada, que favorecerá a promoção da aprendizagem com equidade em todo o território cearense.

De acordo com a mensagem, o tempo integral será instituído de maneira gradativa, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano, em 2023.

“Com isto, estabelecemos uma meta ousada e de muito fôlego para a educação das nossas crianças e jovens: levar o ensino em tempo integral a todo o Ceará até 2026, por meio da parceria entre estado e municípios. Lembro que, na rede estadual, 60% das escolas de Ensino Médio já funcionam em tempo integral, com meta de universalização também prevista para 2026. Seguimos investindo para oferecer educação de qualidade a todas e todos”, ressalta a governadora Izolda Cela.

Eliana Estrela avalia que o projeto de lei é mais um marco histórico para a educação do Ceará. “O tempo integral não se traduz apenas em passar mais tempo na escola. O período extra permite a ampliação das possibilidades de aprendizagem, com o desenvolvimento de atividades significativas para os projetos de vida das crianças”, diz a secretária.

Regime de colaboração

Mesmo não sendo responsável direto pela oferta de matrícula para o Ensino Fundamental, o Governo do Ceará instituiu uma política pública prioritária, denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Ele fortalece o regime de colaboração entre estado e os 184 municípios, oferecendo formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, material estruturado e avaliação para garantir melhorias da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Em 2021, diante do contexto da pandemia de covid-19, o Governo teve a iniciativa de reforçar o programa, promovendo ações de recomposição de aprendizagens, criando assim o Pacto pela Aprendizagem, que se seguirá até 2024.

O Pacto abrange 6.062 escolas municipais, 910.445 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 97.849 professores. Desde o ano passado, já foram investidos R$ 130 milhões, beneficiando todos os municípios cearenses com ações voltadas ao apoio pedagógico, implementação do tempo integral, fortalecimento das competências socioemocionais e melhorias na infraestrutura das escolas.

Tempo integral na rede estadual

Na rede estadual de ensino, 60% das escolas já funcionam com atividades nos dois turnos e até três refeições diárias. De acordo com o cronograma de universalização, além das 60 novas unidades de ensino em tempo integral implementadas no ano letivo de 2022, estão planejadas 80 em 2023; 73 em 2024; 82 no ano seguinte; e 31 no último ano do plano.

 

(Fonte: Governo do Estado do Ceará)

Outras Notícias

Povo Pitaguary de Maracanaú recebe ações do Acolher nesta sexta-feira (19)

O projeto Acolher segue levando atendimentos aos territórios indígenas. Nesta edição, os serviços de cidadania, saúde...

Passageiros pagam tarifa social nos ônibus de Fortaleza neste sábado

Os passageiros de ônibus de Fortaleza serão cobrados com a tarifa social neste sábado (13). O benefício acontece em a...

Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, segundo Funceme

O Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, segundo prognóstico feito pela Fundação Cearen...

Governo anuncia concurso com mais de mil vagas para o sistema socioeducativo do Ceará

O Ceará terá um concurso com mais de mil vagas para o sistema socioeducativo. O anúncio foi feito pelo governador Elm...