Mais de 100 pessoas participaram da caminhada entre as cidades de Várzea Alegre e Juazeiro do Norte.

Romeiros percorrem quase 80 km a pé para pagar promessa a Padre Cícero, em Juazeiro do Norte

Era final da madrugada, a estátua do Padre Cícero iluminada em homenagem ao Outubro Rosa despontava no horizonte depois da subida da serra do Horto. Era o fim de uma caminhada de quase 80 km entre a zona rural de Várzea Alegre, no Ceará, e o ponto mais alto de Juazeiro do Norte.

Mais de 100 católicos pagaram essa promessa. Eles são da zona rural e da sede do município. O grupo fez isso pela sexta vez. Começou com poucos integrantes. Agora ultrapassa uma centena de pessoas dispostas a enfrentar muito calor. É o maior desafio: tanto que tiveram que parar em vários locais para evitar insolação e também para se hidratar. A caminhada durou 19 horas: começou às 13h de sábado (15) e terminou por volta de 6h de domingo (16).

“Fiquei com os meus pés cheios de calo, mas, como a vontade de chegar era grande, eu cheguei. Quando vi o horto de longe, eu me emocionei”, disse o agricultor José Mauricélio de Sousa Lima, de 57 anos.

Ele veio pela segunda vez a pé. Na primeira, em 2017, cumpriu a promessa de trazer um ex-voto ao Padre Cícero, os pés feitos de gesso, para simbolizar a cura depois de passar 30 dias em uma cadeira de rodas. Dessa vez, trouxe a família: filho, neto, genro, irmão e sobrinho. Também para agradecer por ter conseguido voltar a andar.

Nos próximos dias, deve se intensificar o turismo religioso em Juazeiro do Norte. No final deste mês, começa a Romaria de Finados, quando os católicos chegam à cidade para rezar perto do túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro. É considerada a maior romaria de todas e deve ser a primeira totalmente presencial desde 2020, quando começou a pandemia de Covid-19.

(Fonte: G1 Ceará – Foto: Arquivo Pessoal)

Outras Notícias

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...

Diocese de Tianguá-CE inicia celebração de São José

A Diocese de Tianguá-CE iniciará neste sábado a celebração de São José, Padroeiro do Ceará. A festa, que se estende a...

Papa Francisco, Oriente Médio: chega, por favor! Parem!

Forte apelo do Papa Francisco no Angelus deste domingo, também sobre o desarmamento. “Carrego diariamente em meu...