A solenidade com presença de cardeal será celebrada no dia 24 de outubro

Menina Benigna: Santana do Cariri passa por preparativos para a celebrar a primeira beata do Ceará

Poucas cidades do Brasil podem rivalizar com Juazeiro do Norte quando o assunto é turismo religioso. Mas Santana do Cariri, no Ceará, parece ter conseguido isso, apesar de ter menos de 20 mil habitantes. Tudo graças à história de Benigna Cardoso da Silva, uma adolescente de 13 anos assassinada em 1941.

 

Este é o município da primeira beata do Ceará e está sendo preparado para entrar no roteiro nacional de locais visitados pelos fiéis do maior país católico do mundo. São destinos que criam um mercado de comércio e serviços gerador de emprego e renda, a exemplo do que já acontece com a terra do Padre Cícero e também em Aparecida do Norte, interior de São Paulo, onde fica o santuário da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

 

"A movimentação é grande. Existe uma grande expectativa, há dois anos aguardamos essa solenidade de beatificação. Nós temos percebido um crescimento nas visitações, o Santuário de Benigna em Inhumas está sempre lotado. Outros segmentos do comércio, como pousadas, já estão com reservas para o período de romaria", afirma o secretário municipal de Cultura, Ypsilon Félix.

 

Muitos devotos da Menina Benigna já visitam Santana do Cariri há, pelo menos, 19 anos. É o número de romarias realizada oficialmente, com apoio da Igreja Católica. Mas a expectativa para outubro é maior. No dia 24, uma solenidade com presença de cardeal será realizada para oficialmente declarar Benigna Cardoso da Silva como beata reconhecida pelo Vaticano.

 

A cerimônia será celebrada no Crato, por ser sede da Diocese, mas a ida dos devotos a Santana do Cariri é considerada obrigatória pelos devotos. Os rituais de respeito são todos realizados na cidade. A distância do Crato até lá é de 50 km. Há gente que parte de ainda mais longe. Daiane Miranda mora no Maranhão. Foi a Santana do Cariri ver de perto o santuário e recolher um pouco de água no poço de onde a menina saiu levando um pote instantes antes de ser assassinada.

 

O local do Martírio de Benigna, localizada no Sítio Oitis, é um espaço marcado pela fé. A trilha está concluída e sinalizada e deve receber muita visitação durante as romarias.

 

Outro lugar muito importante para os romeiros é o complexo da Menina Benigna. As obras estão com 35%, segundo a Superintendência de Obras Públicas do Ceará. O espaço é de 48 mil metros quadrados. A estátua da Beata Benigna deve ter mais de 30 metros de altura, tamanho maior que a do Padre Cícero, que tem 27 metros.

 

(Fonte:G1 Ceará, por Claudiana Mourato)


Outras Notícias

Papa à Semana Santa de Mérida: encontrar Jesus e o próximo com amor e respeito

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo neste sábado (16) para a proclamação oficial da Semana Santa de Mérida,...

O Papa no Angelus: não devemos julgar os outros, mas ajudá-los

O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave d...

Diocese de Tianguá-CE inicia celebração de São José

A Diocese de Tianguá-CE iniciará neste sábado a celebração de São José, Padroeiro do Ceará. A festa, que se estende a...

Papa Francisco, Oriente Médio: chega, por favor! Parem!

Forte apelo do Papa Francisco no Angelus deste domingo, também sobre o desarmamento. “Carrego diariamente em meu...